quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Opinião: O Fim da Inocência | Francisco Salgueiro



Sinopse: 
| Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional. |



| Género: Romance | 
| Páginas: 221 |
| Editora: Oficina do Livro
| PVP: 15.50€ | 

Opinião: 
 Confesso que este livro chocou-me mas não como estava à espera. Não me chocou nem pela linguagem nem pelas cenas, mas por ser uma história real, actual (a 1ª edição do livro foi em 2010 imaginemos quantas vezes será pior nos tempos de hoje...) e ter sido contada por alguém que vivia no nosso país.

 Inês é uma adolescente, filha de pais divorciados de uma família de classe alta que estuda num dos melhores colégios da zona de Lisboa onde os colegas são cópias idênticas dela e são considerados perfeitos.
 Precocemente começam a vida sexual sem qualquer tipo de cuidados, iniciam-se nas drogas, utilizam a internet para esses fins etc...
 
 Dei por mim muitas vezes a pensar "é impossível isto ser verdade" ou "é impossível ela ter passado por isto" porque toda a história tem situações que me pareceram irreais. Desde começar a ver filmes pornográficos aos 10 anos, a querer perder a virgindade com um "conhecido" da internet, a ser pressionada a vender droga, tudo aconteceu à Inês.

 A meio senti já ter visto esta história e então lembrei-me de um filme português que chegou a passar na RTP chamado "A princesa" em que a história é muito parecida a esta do livro. Por isso, por ter visto já algo parecido, não fiquei tão chocada com as cenas contadas como cheguei a ler pessoas a falar sobre o livro. 

 Para mim é difícil dizer se gostei ou não. É um livro baseado numa historia verídica que nada tem de bonito. É cru, repleto de momentos, não tão chocantes mas polémicos. Mas acho que deve ser lido por todos. Quando leio um livro que conta uma história de vida costumo recomendar para ler. Acho que é bom para todos conhecer outras realidades. E este é um livro com uma historia pesada mas muito bem escrita e só conseguimos parar de ler quando acaba!

 Ainda não sei se vou comprar o segundo livro. Tenho algum receio que seja o primeiro livro contado por outra pessoa por isso quem já leu que me diga alguma coisa, por favor!


«Eu andava num dos colégios mais caros da zona de Linha. (...) É um colégio onde aparentemente todas as pessoas que o frequentam devem ser um exemplo em comportamento. Não sei bem quem terá inventado que ter dinheiro é sinal de possuir filhos sem esqueletos no armário. »
                                                                                                                Pág. 18

Classificação: 4☆


Boas leituras,
Ana


2 comentários:

  1. Quando li esse livro tinha exatamente a mesma sensação que tu, que era impossível ser verdade. Na altura em que o li tinha 14 anos e por isso não via as cenas descritas em parte nenhuma. Porém, hoje com 17 sei de casos que ,embora não sejam tao graves como os do livros, são na mesma graves. Eu adorei esse livro! Tens que ler o segundo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Vou ver se leio sim. Eu, confesso, que tive dificuldade em acreditar e em alguns casos nem foi acontecer, mas acontecer-lhe a ela. Pareceu muita coisa a acontecer tudo à mesma pessoa. Mas vou ver se compro o segundo mesmo. Quero saber mais...

      Eliminar